Automação de marketing: o que é e como pode te ajudar

Automação

Agilidade e praticidade são fundamentais em qualquer negócio nos dias de hoje. Isso porque as demandas são grandes, muitas vezes os times são reduzidos, e as cobranças intensas.
No entanto, possuímos bons recursos que podem facilitar o dia a dia de trabalho, como a automação de marketing, por exemplo. E é sobre como ela pode ser útil que falaremos hoje.

O que é automação de marketing

Como o próprio nome diz, o processo de automação de marketing consiste em tornar automáticas as atividades ligadas a um planejamento de marketing. Alguns dos seus principais objetivos são: otimizar processos, melhorar a produtividade, permitir conquistas em larga escala e possibilitar tomadas de ação personalizadas.

E como a automação de marketing acontece?

A automação de marketing se dá através de diversas ferramentas, que são responsáveis por executar funções pré-determinadas de acordo com o objetivo do planejamento.
Essas ferramentas podem atuar no disparo de e-mails, na análise de marketing, podem ser chatbots, ajudar na criação de landing pages, criação de lead scoring, ajudar na nutrição de leads e em várias outras atividades.

Automação

Os maiores benefícios

Quando bem utilizada, a automação de marketing pode solucionar diversos problemas. Dentre eles, a produtividade e melhor aproveitamento do time são dois dos mais importantes.
Isso se deve ao fato de as pessoas terem a oportunidade de fazerem somente aquilo o que elas precisam, sem ter que gastar tempo com outras tarefas.

DiagnósticoDiagnóstico

O analista de marketing, por exemplo, vai possuir uma atuação mais consultiva. Ou seja, ele poderá seguir o lastro de ciclos certeiros, trabalhando com informações ricas e aumentando, então, a sua produtividade.

Já no caso de um vendedor, ele receberá leads mais qualificados, que já foram bem preparados ao longo do percurso. Desta forma, a possibilidade de ele realizar uma venda é maior, o custo de aquisição do cliente pode ser menor, e o resultado no fim será muito positivo.

Automatize!

Com as tecnologias que possuímos atualmente, possuir produtividade baixa e processos engessados dentro de uma empresa se tornaram opções. Portanto, você já tem a escolha de facilitar a execução do seu planejamento de marketing.

Falamos bastante nesse texto sobre melhoria de processos e produtividade. O Vendarketing está diretamente relacionado a isso, leia já o nosso texto sobre o tema!