Mais um ano acaba de começar e o marketing digital segue como uma das maneiras mais eficientes de atrair clientes e fortalecer marcas. No entanto, algumas novidades devem ganhar força em 2020. Entre as principais podemos destacar inteligência artificial, materiais em áudio e humanização de conteúdos. Quer saber mais sobre essas tendências do marketing digital? Confira a seguir!
Humanização de conteúdo
De acordo com nossos especialistas em conteúdo, que estiveram presentes em mais uma edição do RD Summit, a humanização de conteúdo está entre as principais tendências do marketing digital do ano. Mas afinal, o que isso significa?
A humanização nada mais é que um jeito mais próximo, exclusivo e atencioso de lidar com o público. Desse modo, os materiais devem ter foco em experiências e preocupação no lado humano das empresas. Por isso, a dica é entender que por trás dos negócios existem pessoas e saber como chegar até elas sem ser invasivo, respeitando seu tempo e preferências.
E qual o motivo de apostar nessa tendência? Segundo estudiosos da área, essa é uma maneira de acompanhar a geração atual. Pois hoje, a grande maioria das pessoas que integram o público da internet são mais conscientes e emocionais. Ou seja, querem além de conhecer produtos, entender suas histórias, causas e diferenciais.
Tendências do marketing digital: A era da voz
Sem dúvida, os conteúdos em áudio são as grandes tendências do marketing digital do momento. Com base na palestra de Edney Souza, conhecido como Interney e referência na internet há mais de 20 anos, a era da voz chegou para ocupar a era dos likes.
Aliás, os estudos já mostram que as pesquisas por voz são cada vez mais frequentes e os conteúdos com áudio geram mais engajamento. Isso se deve ao fato da voz ser mais acessível, mais humana e oferecer mais possibilidades.
Por isso, as empresas que desejam acompanhar essa tendência devem investir em audiolivros, podcasts e produtos que deixem a audiência ainda mais conectada com a marca.
Tendências do marketing digital: Inteligência artificial
De fato, a inteligência artificial é uma das tendências do marketing digital que chegou e ocupou seu espaço. Afinal, a tecnologia é cada vez mais aplicada na comunicação das empresas que desejam ter seus serviços otimizados e com bons padrões de qualidade, através de recursos como os chatbots, por exemplo.
No entanto, os atendentes virtuais são apenas o começo da revolução da inteligência artificial, que deve ser ainda mais presente em 2020. Desse modo, grande parte das estratégias devem contar com o BI ao longo do ano.
O Business Intelligence, que tem o objetivo de transformar dados não utilizáveis em boas ideias e oferecer suporte para as decisões, representa as tecnologias, integrações, análises e informações dos negócios. Com esse apoio, as empresas conseguem saber qual campanha está tendo melhor resultado, melhorar sua visibilidade, mudar a forma de análise e utilização de dados e aumentar a eficiência de sua comunicação.
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Caso queira aplicar essas estratégias no seu negócio, fale conosco e descubra como é possível!