Conheça 3 tendências do marketing digital para 2020

tendências do marketing digital

Mais um ano acaba de começar e o marketing digital segue como uma das maneiras mais eficientes de atrair clientes e fortalecer marcas. No entanto, algumas novidades devem ganhar força em 2020. Entre as principais podemos destacar inteligência artificial, materiais em áudio e humanização de conteúdos. Quer saber mais sobre essas tendências do marketing digital? Confira a seguir!

Humanização de conteúdo

De acordo com nossos especialistas em conteúdo, que estiveram presentes em mais uma edição do RD Summit, a humanização de conteúdo está entre as principais tendências do marketing digital do ano. Mas afinal, o que isso significa?

A humanização nada mais é que um jeito mais próximo, exclusivo e atencioso de lidar com o público. Desse modo, os materiais devem ter foco em experiências e preocupação no lado humano das empresas. Por isso, a dica é entender que por trás dos negócios existem pessoas e saber como chegar até elas sem ser invasivo, respeitando seu tempo e preferências.

E qual o motivo de apostar nessa tendência? Segundo estudiosos da área, essa é uma maneira de acompanhar a geração atual. Pois hoje, a grande maioria das pessoas que integram o público da internet são mais conscientes e emocionais. Ou seja, querem além de conhecer produtos, entender suas histórias, causas e diferenciais.

tendências do marketing digital

Tendências do marketing digital: A era da voz

Sem dúvida, os conteúdos em áudio são as grandes tendências do marketing digital do momento. Com base na palestra de Edney Souza, conhecido como Interney e referência na internet há mais de 20 anos, a era da voz chegou para ocupar a era dos likes.

Aliás, os estudos já mostram que as pesquisas por voz são cada vez mais frequentes e os conteúdos com áudio geram mais engajamento. Isso se deve ao fato da voz ser mais acessível, mais humana e oferecer mais possibilidades.

Por isso, as empresas que desejam acompanhar essa tendência devem investir em audiolivros, podcasts e produtos que deixem a audiência ainda mais conectada com a marca.

Tendências do marketing digital: Inteligência artificial

De fato, a inteligência artificial é uma das tendências do marketing digital que chegou e ocupou seu espaço. Afinal, a tecnologia é cada vez mais aplicada na comunicação das empresas que desejam ter seus serviços otimizados e com bons padrões de qualidade, através de recursos como os chatbots, por exemplo.

No entanto, os atendentes virtuais são apenas o começo da revolução da inteligência artificial, que deve ser ainda mais presente em 2020. Desse modo, grande parte das estratégias devem contar com o BI ao longo do ano.

O Business Intelligence, que tem o objetivo de transformar dados não utilizáveis em boas ideias e oferecer suporte para as decisões, representa as tecnologias, integrações, análises e informações dos negócios. Com esse apoio, as empresas conseguem saber qual campanha está tendo melhor resultado, melhorar sua visibilidade, mudar a forma de análise e utilização de dados e aumentar a eficiência de sua comunicação.

Gostou de saber um pouco mais sobre essas 3 tendências do marketing digital para 2020? Então compartilhe nossos textos em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro das novidades.

Caso queira aplicar essas estratégias no seu negócio, fale conosco e descubra como é possível!