De fato, a pandemia do Covid-19 nos deixou com um sentimento de preocupação. Aliás, tudo anda meio incerto e precisamos nos preparar para enfrentar o período com otimismo. Por isso, em nossa série de matérias que visam ajudar os comércios a não pararem de vender, hoje queremos revelar 10 passos de marketing digital para o seu pet shop. Confira nossas dicas!
1º passo: defina seu objetivo
Primeiramente, seu objetivo nesse caso é vender mais. Porém, você precisa ser mais específico, vender mais o que? Desse modo, tente escolher um produto ou um serviço para simplificar a mensagem e ser mais assertivo. Por exemplo: entrega programada grátis
Sem dúvidas, é interessante sempre colocar metas de vendas. Porém, vamos considerar que você nunca fez vendas por delivery e não tem nenhum número para se basear. Então, sugiro que desapegue por enquanto de uma meta palpável.
Mas vá marcando o quanto está vendendo para ter essa métrica nas próximas campanhas de marketing digital para o seu pet shop. Portanto, a nossa dica é: deixe a meta aberta para depois dobrar a meta.
2º passo: indicadores de resultado
Conforme citamos anteriormente, seu objetivo é vender mais. Portanto, o principal número a ser medido é o de vendas. Porém, outros fatores influenciam a venda como visualizações e cliques. Por isso, fique atento a esses fatores secundários para conseguir ajustar sua campanha.
3º passo: definição da persona
Agora vamos definir para quem você quer vender. Sem dúvidas, a definição de persona é uma etapa muito complexa. Mas neste momento vamos fazer algo mais superficial para ir fechando com o decorrer das outras campanhas.
- Analise suas redes sociais e tente encontrar um perfil de pessoas que mais se repetem;
- Observe onde essa pessoa trabalha;
- Veja quais são seus interesses;
- Identifique por quais canais online essas pessoas se comunicam;
- Pesquise quais são seus hábitos de compra.
Dessa forma, com essa breve pesquisa você vai ter uma persona aproximada. Todavia, isso é importante para você direcionar seus anúncios.
4º passo: formatos e canais
Formato é se seu anúncio será um vídeo, uma imagem, apenas um texto, etc. Sendo assim, os canais são: Facebook, Instagram, Blog etc.
5º passo: ferramentas
Aqui estão as ferramentas que você vai usar para desenvolver seu anúncio de marketing digital para o seu pet shop. Todavia, neste caso vamos utilizar um aplicativo para editar o anúncio, o gerenciador de anúncios do Faceboook e um CRM para criar uma programação de entregas e contato com os clientes.
6º passo: criar o anúncio de marketing digital para Pet Shop
Foto (imagem do anúncio)
Primeiramente, veja se você tem uma foto profissional do produto que escolheu para sua campanha. Mas se você não tiver, faça uma bem feita com seu celular mesmo.
Além disso, tenha atenção com a iluminação do ambiente em que está fazendo a foto. Pois ele pode deixar sua imagem ainda mais incrível.
Assim, selecione a melhor fotografia para fazer o seu anúncio.
Frase de Impacto (título do anúncio)
Essa é aquela frase que vai chamar atenção e ficará em cima da imagem. Então após selecionar a imagem, pense em uma boa frase de impacto, para chamar a atenção do seu consumidor.
Aliás, essa frase deve ser muito curta, pois o Facebook e o Instagram, não aceitam ou diminuem o alcance dos anúncios que tenham mais que 20% de texto.
Aplicativo para editar
Para editar a imagem e juntar o texto com a foto, baixe algum aplicativo que tenha essa função e faça o anúncio no seu celular mesmo. O ideal seria você contratar um profissional ou agência para fazer este processo inteiro. Mas como estamos em situação de emergência, vale a pena se virar sozinho.
Dica de aplicativo para editar: Canva, Desygner, Poster Maker, Desyne e DesignLab.
Legenda
A legenda é aquele textinho que complementa a imagem. Então aqui você pode descrever um pouco melhor sua oferta. Por isso, não esqueça de colocar um CTA (call to action) direcionando o consumidor para a ação que você gostaria que ele tomasse. Por exemplo: Clique no Botão, Quero Receber em Casa ou algo neste sentido.
Configuração do Anúncios
A partir de agora, você já tem objetivo principal, imagem e legenda. Deste modo, chegou a hora de configurar seu anúncio! Você precisará criar uma conta no gerenciador de anúncios do Facebook, que também realiza anúncios no Instagram neste link.
Esta plataforma de gestão será vinculada à sua página no Facebook e também ao seu perfil comercial do Instagram. Assim, dentro das “configurações do negócio” no gerenciador de anúncios você vinculará a página e criará uma “conta de anúncio” exclusiva para seu negócio.
Depois que este processo for feito, é só adicionar uma forma de pagamento dos anúncios, sendo as possibilidades: boleto, cartão de crédito e Pagseguro. Porém, é importante dizer que se for anunciar diretamente pelo Instagram, deverá ser adicionado um cartão de crédito. Pois é a única forma que a plataforma aceita atualmente como pagamento.
Formas de pagamento
Dessa maneira, para adicionar uma forma de pagamento siga o caminho: “cobrança”, depois “configuração de pagamento”, em seguida “adicionar forma de pagamento” e assim selecionar o formato escolhido.
Após estes processos realizados, podemos começar de fato a campanha digital de anúncio no Facebook e Instagram. Para isso, vá em “gerenciador de anúncios” na aba “campanhas” e clique em “criar”.
O primeiro processo que deve ser feito é escolher o objetivo da campanha digital, sendo estes:
Mas para a campanha de marketing digital para o seu pet shop que vamos ensinar agora, que é para o seu cliente clicar no botão do anúncio e ser direcionado para falar com você pelo WhatsApp (mesmo não sendo um WhatsApp Business), o melhor a escolher é o “tráfego”.
Escolhendo o objetivo é só dar um nome de identificação para a campanha e clicar em continuar. No entanto, é importante não escolher o quanto irá investir neste momento, pois poderá visualizar a estimativa de resultados na próxima tela.
Desse modo, chegamos ao conjunto de anúncio. Portanto, dê um nome de identificação para ele também e deixe selecionado o item “site” onde escolhe o tráfego. (Não escolha o item “WhatsApp” se não tiver o WhatsApp Business).
Público-alvo e posicionamentos
Enfim, vamos construir o público que receberá seu anúncio. O mais importante nesta etapa é definir a localização, se seu negócio é local escolha apenas a cidade que atende. Em seguida, escolha alguns interesses que seu público tem. Lembrando que, quanto mais você segmenta, menor o seu público ficará e mais certeiro. Porém, o preço da sua conversão pode ser maior também, devido a quantidade de pessoas atingidas.
Com o público escolhido, partimos para os posicionamentos que podemos deixar automático. Assim, o Facebook e Instagram entregam da melhor forma ou podemos escolher a dedo quais locais queremos aparecer. Desse modo, o ideal nesta primeira campanha é deixar automático e verificar em quais posicionamentos são melhores.
No final desta tela, temos as opções de orçamento e programação. Esta é a parte mais importante para não configurar erroneamente e ter prejuízo no cartão de crédito. Por isso, tenha cuidado!
Para este anúncio específico deixe a “otimização para veiculação de anúncio” como “cliques no link”. Portanto, no orçamento escolha um valor diário para gastar ou um valor vitalício, dentro do tempo que irá definir na próxima etapa. É importante lembrar de selecionar o item “definir uma data de início e de término” para não deixar o anúncio rodando sem um término programado. Assim, defina seu início e término. Terminando, pode ir para a próxima tela, clicando em “continuar”.
Criando o anúncio
Chegamos na etapa do anúncio. Desse modo, dê um nome para ser fácil identificá-lo posteriormente e podemos começar. Então, selecione a página e conta do Instagram que deseja vincular ao anúncio. E escolha “criar anúncio” ou “usar publicação existente”.
Caso escolha criar o anúncio diretamente pelo gerenciador, você precisará incluir as informações solicitadas, como: adicionar mídia, texto principal, descrições, botão de ação e o mais importante, o link.
Para a pessoa ser direcionada para seu WhatsApp é importante que você crie um link para seu número. A fórmula é https://api.whatsapp.com/send?phone=55111111111111 – sendo os números “uns” onde você deve incluir seu número de WhatsApp com o DDD.
Finalizando tudo, agora é só clicar em finalizar e esperar o anúncio ser aprovado pelo Facebook.
7º passo: acompanhamento do seu anúncio
Por fim, agora basta acessar a ferramenta de anúncios e analisar como está sendo a performance do seu anúncio. Então, se ele não estiver indo bem, tente analisar o motivo e refazer o processo para entender em qual ação está falhando.
Relatório
Nessa etapa, seu anúncio já foi finalizado e você deve aprender com o resultado que ele gerou para fazer seus próximos anúncios serem melhores ainda.
8º passo: CRM para criar vendas recorrentes
Primeiramente, sugiro que você use o RD CRM, que é um CRM gratuito e de fácil uso. Assim, quando você fizer uma conta nele, lá tem um passo a passo para que você aprenda a usar. Dessa forma, ao conquistar novos clientes com as campanhas online, adicione todos os contatos no CRM para que possa realizar futuras vendas programadas.
9º passo: gerando consumo
Existem 3 formas de crescer em marketing:
- Penetração: vender em um novo mercado
- Participação: conquistar uma fatia de clientes de seus concorrentes.
- Consumo: vender mais para quem já compra o seu produto.
Porém, agora vamos falar um pouco do terceiro caso, que é você vender mais para quem já compra de você. Então, suponhamos que você tenha um cliente que sempre compra ração com você. Porém, ele trabalha longe da sua loja e foi almoçar com um colega de trabalho. Assim, no caminho viu um concorrente seu e lembrou que precisava comprar ração. Portanto, você acabou de perder uma venda.
A ideia aqui é você antecipar a necessidade de consumo do seu cliente. Sem dúvidas, com o passar do tempo você consegue identificar uma frequência de compra. Ou seja, de quanto em quanto tempo seu cliente aparece pra comprar ração. É é aí que entra uma ação de consumo.
Você adiciona esses dados em um CRM e o sistema vai mostrar antecipadamente quando você precisa entrar em contato com seu cliente para realizar uma venda direta e antecipar a necessidade dele, não dando espaço para aquele concorrente. Assim, seu cliente fica mais feliz. Pois não precisa pensar em comprar ração e você garante suas vendas.
10º passo: qualificando seu mailing
Essa crise é uma oportunidade para você construir uma base de contatos melhor. Pois você pode ligar ou mandar WhatsApp para seu cliente a fim de qualificar seus dados para lhe entregar suas compras de forma direta. Dessa maneira, é muito interessante pegar dados como e-mail, WhatsApp e frequência de consumo de determinados produtos.
Sabemos que criar uma campanha de marketing digital para o seu pet shop pode parecer difícil. Mas com este passo a passo detalhado, você vai tirar de letra.
Quer ver mais conteúdos como este? Então continue acessando o nosso blog e aproveite as dicas!
Vamos superar essa crise juntos! Boa sorte e conta pra gente como foram seus resultados.