O marketing digital B2B ganha cada vez mais força. O mercado das empresas que vendem para outras empresas finalmente enxergou que para evoluir ainda mais é preciso contar com ferramentas que oferecem soluções e resultados.
Sem dúvida, isso se deve ao fato do comportamento ativo dos clientes na internet. Afinal, de acordo com o Google, 89% dos compradores B2B usam mecanismos de busca para pesquisar sobre produtos e serviços. Do mesmo modo, o estudo revelou que antes da compra são feitas cerca de 12 pesquisas para chegar ao fornecedor escolhido.
Dessa forma, fica fácil concluir que o marketing digital B2B é extremamente importante. Principalmente para ajudar a promover novidade e a gerar leads de qualidade. Além disso, seus métodos são uma boa oportunidade para entender a visão de seus clientes. E assim preparar os materiais certos para eles.
Ciclo de vendas
De fato, o marketing digital B2B traz benefícios para diversas áreas de uma empresa. Uma delas é o setor comercial, pois com as estratégias corretas o ciclo de vendas acaba sendo mais acelerado.
Dessa maneira, ao mesmo tempo que os negócios precisam ser mais assertivos em sua oferta, eles também contam com mais detalhes sobre o seu público. Assim, fica mais simples oferecer a solução ideal para cada situação.
Pois se antes o cliente ligava para saber mais informações, hoje ele pesquisa antes. E só entra em contato caso esteja interessado pelo que encontrou.
No entanto, para que o sucesso seja atingido, é preciso promover uma integração entre os setores, já que o time de marketing é essencial para o êxito da equipe de vendas e vice-versa.
Estratégias eficazes
Para implementar os métodos corretos de marketing digital B2B é preciso planejar. Definir personas, estudar o funil de vendas e analisar as prioridades da empresa são ações fundamentais para que os resultados positivos sejam conquistados. Além disso, para que os objetivos sejam alcançados, a dica é apostar em algumas ações como:
- Monitorar resultados, através de relatórios que mensurem o desempenho e indiquem mudanças e melhorias nas estratégias;
- Apostar em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn para divulgar o conteúdo produzido e demonstrar o know how da empresa;
- Desenvolver vídeos focados na estratégia de marketing digital B2B, já que o dinamismo deste tipo de produção gera maior interesse e, por consequência, interação com o público;
- Criar textos para blogs e e-mails marketing criativos para divulgar novidades e informações exclusivas sobre a empresa;
- Produzir landing pages e materiais ricos para atrair e captar novos leads.
Conteúdo para marketing digital B2B
Sem dúvida, o conteúdo é uma parte determinante para que a decisão de compra seja tomada. Aliás, os textos, e-mails marketing, comunicados, posts em redes sociais, vídeos e materiais ricos são essenciais para atrair e fidelizar os clientes.
Por isso, esse tipo de material faz parte do marketing digital B2B desde o começo. Desse modo entre os principais conteúdos que devem ser feitos para essas empresas, podemos destacar:
- Blog posts com textos apresentando soluções para os maiores problemas enfrentados pelos clientes e falando sobre tendências e curiosidades do setor;
- Cases de sucesso, relatando a experiência positiva de outros clientes com o trabalho da empresa. Portanto, é muito importante que os cases divulguem números e benefícios conquistados através dos produtos ou serviços adquiridos;
- Notícias relevantes da área de atuação, que demonstram conexão com os clientes e ajudam a empresa a se tornar uma fonte de informações sobre determinados assuntos.
Algumas estratégias do marketing digital B2B
A construção do marketing digital B2B passa por diferentes estratégias que, no fim das contas, acabam sendo complementares.
Para que você entenda melhor o conceito de marketing digital B2B, separamos algumas das estratégias utilizadas para explicar de forma mais aprofundada.
Blog corporativo
Já citamos o blog como um dos conteúdos importantes presentes no marketing digital B2B, mas agora nos aprofundaremos um pouco mais nesta estratégia.
Ele é uma das ferramentas mais efetivas no marketing digital, principalmente no caso das empresas B2B.
Mas diferente do que muitas vezes se espera, os blogs tem uma função um tanto distante das vendas. Este não é o foco.
O blog é responsável por tratar sobre assuntos inerentes ao mercado de sua empresa. Ou seja, ele fala sobre assuntos interessantes aos consumidores. Pois, ainda que estejamos falando sobre o universo B2B, os decisores de compra são pessoas. E, nas empresas, essas pessoas têm ainda mais o costume de procurar conhecer sobre o mercado, sanar dúvidas e obter conhecimentos sobre as soluções que procuram.
Podemos usar como exemplo uma empresa que produz alimentos congelados, e os vende para mercados, hortifrutis e principalmente padarias. Neste caso, o blog não tem a função de mostrar ao público os produtos. Isso pode acontecer, mas além de comentar sobre o que a empresa vende, ela também pode dar dicas de como utilizar melhor o espaço dentro dos comércios, como economizar, como tratar os clientes e muito mais.
Dessa forma, os possíveis clientes acabam se utilizando do blog como um local de informação, tornando possível o início de um relacionamento que pode ser muito importante lá na frente, quando este cliente precisar do produto ou serviço que você vende.
O SEO
SEO significa Search Engine Optimization, ou seja: otimização de mecanismos de busca.
O SEO tem como objetivo otimizar a performance de sites e blogs, por exemplo, ao serem buscados em mecanismos como o Google, que é o principal.
Através desta estratégia de marketing digital B2B, palavras-chaves são definidas, a partir do que o potencial cliente busca na internet. Então, elas são trabalhadas em textos de blog e no site.
Essas palavras podem ser descobertas através de ferramentas de marketing digital, algumas online, como o Ubersuggest.
Desta forma, quando algum dos potenciais clientes buscar algumas das palavras-chaves utilizadas, uma página do seu site ou blog poderá aparecer como resultado.
E-mail marketing
Esta é outra estratégia de marketing digital B2B muito utilizada, e fundamental.
Com uma proposta parecida com a do blog corporativo, o disparo de e-mail marketing também deve abordar assuntos de interesse do cliente ideal.
Sua principal função é construir e manter um relacionamento com ele, através de um contato direto.
A grande diferença entre o blog corporativo e o e-mail marketing é que o blog estará lá para quem quiser ler. Por outro lado, os e-mails são enviados depois de que o seu cliente ideal se transformou em um lead. Ou seja, ele trocou o seu contato de e-mail por algum material de seu interesse, o chamado material rico (e-books, infográficos, calculadoras, etc).
Ferramentas de automação para o Marketing Digital B2B
Uma boa operação de marketing digital B2B conta com um blog robusto, bem escrito e com bons índices de SEO. Além disso, também trabalha de forma inteligente com o envio de e-mail marketing. Mas, como complemento dessas estratégias, entram as ferramentas de automação.
Como o próprio nome diz, elas são responsáveis por tornar automáticas algumas tarefas e também possuem outros pontos positivos, como por exemplo:
- Templates para e-mails e para as landing pages, as páginas de captura onde o potencial cliente troca o e-mail pelo material rico (e-books, infográficos, calculadoras, etc);
- Disparo de e-mails de forma segmentada, com a possibilidade de realização de testes que identificam a eficácia de atributos dos e-mails como assunto, CTA e muito mais;
- Categorização de leads com base nos critérios pré-definidos.
Pop-ups para capturar de leads
Certamente você já visitou uma loja online, navegou pelos preços e conheceu os produtos, mas acabou não comprando nada. Pois bem, isso também acontece nos negócios B2B.
Quando alguém visita o seu site, a ação mais esperada é que o visitante realize uma compra, mas uma simples visita não é garantia de nada. Por isso, quando alguém entra no seu blog, lê o seu conteúdo e acaba optando por deixar o site, você pode tentar uma abordagem mais direta.
Os pop-ups são aquelas imagens que surgem na tela, fazendo algum tipo de proposta. Pode ser um convite para assinar uma newsletter, para baixar um material rico ou até mesmo uma condição especial de compra.
Essa é outra forma de gerar um lead através do marketing digital B2B, ou até mesmo fazer uma venda.
Chatbot, um grande aliado no Marketing Digital B2B
O chatbot é um robô em forma de software, responsável por conversar com as pessoas, buscando simular o comportamento humano.
Seu objetivo é fazer com que as pessoas que estão conversando com ele pensem que estão conversando com uma pessoa real e obtenham as respostas que buscam.
Os chatbots são extremamente úteis para dar respostas rápidas às pessoas que interagem com uma empresa, além de expandirem as possibilidades de comunicação. Eles também ajudam a automatizar vendas e otimizar processos do dia a dia.
Além de ser útil no marketing B2B, o chatbot também pode ter grande valia na comunicação interna. Dessa forma, o compartilhamento de dados é facilitado entre os colaboradores de uma empresa.
A integração das estratégias no marketing digital B2B pode trazer grandes resultados, e o chatbot é uma das ferramentas que, no conjunto, podem fazer toda a diferença. Veja alguns benefícios que ele pode trazer:
- É dinâmico, e pode ser alterado a partir da sua necessidade;
- Toma conta de processos repetitivos, automatizando-os;
- Ajuda a coletar informações sobre seu público, possibilitando maior compreensão dele;
- Melhora as vendas, pois podem automatizar este processo também.
Agora que você sabe um pouco mais sobre marketing digital B2B, que tal ver 5 dicas de marketing B2B para você aplicar na sua empresa imediatamente? Então, nos vemos lá!