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Marketing digital para indústria 4.0: saiba quais estratégias podem ser utilizadas neste setor

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Segmento é conhecido como a 4ª revolução industrial

Sem dúvidas, o setor tecnológico cresce constantemente. Hoje, a tecnologia é cada vez mais avançada e adaptável, tornando as novidades cada vez mais frequentes. 

Felizmente, essas mudanças alcançam setores diferenciados, possibilitando uma maior variedade de produtos e processos cada vez mais ágeis e modernos. Na área industrial isso não é diferente, pois o segmento também é beneficiado com essa transformação.

No entanto o termo indústria 4.0 vem sendo muito utilizado atualmente. Você sabe o que ele significa? Ou melhor, consegue imaginar como produzir conteúdos de marketing digital para indústria 4.0? Continue a leitura e descubra como é possível!

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Indústria 4.0

De acordo com especialistas do setor, a indústria 4.0 é considerada a 4ª revolução industrial, que engloba o processo de transformação digital que acontece nesse meio e possibilita a entrada de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Impressão 3D, Computação em Nuvem, Internet das Coisas e Big Data, por exemplo.

De um modo geral, trata-se da virtualização, que representa a conexão da internet com a atividade industrial. Essa prática já é aderida por diversas empresas no mundo e até mesmo no Brasil.

Mas, para contextualizar, é importante lembrar como foram os períodos anteriores:

  • Indústria 1.0: foi marcada pelo surgimento das primeiras máquinas e equipes de trabalho;
  • Indústria 2.0: lembrada pelas primeiras linhas de montagem;
  • Indústria 3.0: caracterizada pela introdução da eletricidade e dos princípios da tecnologia da informação.

Por sua vez, a indústria 4.0 conta com 5 princípios básicos em seu desenvolvimento que são:

  • Operação em tempo real;
  • Virtualização;
  • Descentralização;
  • Orientação de softwares;
  • Modularidade.
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Marketing digital para indústria 4.0

Depois de saber mais sobre essa fase do setor industrial, a pergunta que fica é: dá para fazer marketing digital para indústria 4.0?

A resposta é sim, já que é possível automatizar uma série de processos e segmentar com muito mais precisão o público-alvo com as novas tecnologias.

Geralmente, os profissionais dessa área já conhecem ferramentas e sabem seu potencial. Isso exige um trabalho bem detalhado e sempre contínuo. Mas, assim como no marketing para indústria tradicional, para começar é preciso fazer um trabalho de fortalecimento de branding e fixar os conceitos, identidade e personalidade da empresa na mente dos consumidores.

No entanto, para criar estratégias para este tipo de empresa, a dica é apostar no inbound marketing, que reúne etapas para aumentar o engajamento dos clientes e mostrar o ponto forte da marca. Isso pode ser feito através de algumas ferramentas como:

CRM

O Customer Relationship Managemente (CRM) é a gestão de relacionamento com cliente. Portanto através das ferramentas certas é possível manter contato com o público-alvo de forma organizada e utilizar seus dados para direcionar as ações de marketing.

Métricas

O marketing digital para indústria 4.0 permite ainda a análise de resultados. Assim, através de campanhas assertivas e segmentadas, é possível acompanhar o desempenho e traçar estratégias corretas e específicas para o público que a empresa deseja alcançar.

Além disso, esse trabalho de análise, que pode feito nos blogs, site e redes sociais, também é fundamental para medir o ROI, que é o Retorno sobre Investimento.

Marketing de conteúdo

Sem dúvida, o Google é mais que uma ferramenta de busca, pois se tornou um hábito dos consumidores, que pesquisam antes de fazer uma compra. Por isso, cada palavra-chave e texto deve ser pensado para que a indústria seja encontrada com mais facilidade na internet.

Desse modo, é muito importante investir em marketing de conteúdo e assuntos que interessem pessoas relacionadas ao negócio, para atrair clientes e, quem sabe, gerar conversões.

Essa estratégia pode ser desenvolvida nos canais de divulgação da empresa e também no site ou e-commerce do negócio. Mas, uma coisa precisa ser considerada. Trabalhar com marketing digital para indústria 4.0 exige estudos e muita dedicação.

Afinal, trata-se de um público moderno e engajado e que precisa ser estudado por profissionais capacitados.

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Adriano Klumpp
Sobre Adriano Klumpp
Co-fundador da Agência Platz.
Atua na área de comunicação há mais de 20 anos. Da lista telefônica passando pelas listas de e-mail, se consolidando no Big Data.
Apaixonado por transformação digital, especialista em Marketing Digital, Inbound Marketing, Inside Sales e Gestão 4.0

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