Segmento é conhecido como a 4ª revolução industrial
Sem dúvidas, o setor tecnológico cresce constantemente. Hoje, a tecnologia é cada vez mais avançada e adaptável, tornando as novidades cada vez mais frequentes.
Felizmente, essas mudanças alcançam setores diferenciados, possibilitando uma maior variedade de produtos e processos cada vez mais ágeis e modernos. Na área industrial isso não é diferente, pois o segmento também é beneficiado com essa transformação.
No entanto o termo indústria 4.0 vem sendo muito utilizado atualmente. Você sabe o que ele significa? Ou melhor, consegue imaginar como produzir conteúdos de marketing digital para indústria 4.0? Continue a leitura e descubra como é possível!
Indústria 4.0
De acordo com especialistas do setor, a indústria 4.0 é considerada a 4ª revolução industrial, que engloba o processo de transformação digital que acontece nesse meio e possibilita a entrada de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Impressão 3D, Computação em Nuvem, Internet das Coisas e Big Data, por exemplo.
De um modo geral, trata-se da virtualização, que representa a conexão da internet com a atividade industrial. Essa prática já é aderida por diversas empresas no mundo e até mesmo no Brasil.
Mas, para contextualizar, é importante lembrar como foram os períodos anteriores:
- Indústria 1.0: foi marcada pelo surgimento das primeiras máquinas e equipes de trabalho;
- Indústria 2.0: lembrada pelas primeiras linhas de montagem;
- Indústria 3.0: caracterizada pela introdução da eletricidade e dos princípios da tecnologia da informação.
Por sua vez, a indústria 4.0 conta com 5 princípios básicos em seu desenvolvimento que são:
- Operação em tempo real;
- Virtualização;
- Descentralização;
- Orientação de softwares;
- Modularidade.
Marketing digital para indústria 4.0
Depois de saber mais sobre essa fase do setor industrial, a pergunta que fica é: dá para fazer marketing digital para indústria 4.0?
A resposta é sim, já que é possível automatizar uma série de processos e segmentar com muito mais precisão o público-alvo com as novas tecnologias.
Geralmente, os profissionais dessa área já conhecem ferramentas e sabem seu potencial. Isso exige um trabalho bem detalhado e sempre contínuo. Mas, assim como no marketing para indústria tradicional, para começar é preciso fazer um trabalho de fortalecimento de branding e fixar os conceitos, identidade e personalidade da empresa na mente dos consumidores.
No entanto, para criar estratégias para este tipo de empresa, a dica é apostar no inbound marketing, que reúne etapas para aumentar o engajamento dos clientes e mostrar o ponto forte da marca. Isso pode ser feito através de algumas ferramentas como:
CRM
O Customer Relationship Managemente (CRM) é a gestão de relacionamento com cliente. Portanto através das ferramentas certas é possível manter contato com o público-alvo de forma organizada e utilizar seus dados para direcionar as ações de marketing.
Métricas
O marketing digital para indústria 4.0 permite ainda a análise de resultados. Assim, através de campanhas assertivas e segmentadas, é possível acompanhar o desempenho e traçar estratégias corretas e específicas para o público que a empresa deseja alcançar.
Além disso, esse trabalho de análise, que pode feito nos blogs, site e redes sociais, também é fundamental para medir o ROI, que é o Retorno sobre Investimento.
Marketing de conteúdo
Sem dúvida, o Google é mais que uma ferramenta de busca, pois se tornou um hábito dos consumidores, que pesquisam antes de fazer uma compra. Por isso, cada palavra-chave e texto deve ser pensado para que a indústria seja encontrada com mais facilidade na internet.
Desse modo, é muito importante investir em marketing de conteúdo e assuntos que interessem pessoas relacionadas ao negócio, para atrair clientes e, quem sabe, gerar conversões.
Essa estratégia pode ser desenvolvida nos canais de divulgação da empresa e também no site ou e-commerce do negócio. Mas, uma coisa precisa ser considerada. Trabalhar com marketing digital para indústria 4.0 exige estudos e muita dedicação.
Afinal, trata-se de um público moderno e engajado e que precisa ser estudado por profissionais capacitados.
Gostou do nosso texto sobre marketing digital para indústria 4.0? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro deste assunto tão atual!